Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

O que é o amianto?


O amianto é um mineral com grande abundância na crosta terrestre e utilizado em mais de 130 países como matéria-prima para centenas de produtos, devido a sua imensa utilidade e aplicação na indústria.
Cada país possui sua legislação específica sobre a utilização do material, e, no caso do Brasil, temos dispositivos bastante rigorosos de controle em todas as etapas de produção, do transporte e até a comercialização.
O amianto está presente no Brasil em telhas e caixas d’água, em um mercado que movimenta algo em torno de R$ 2,6 bilhões por ano e geram aproximadamente 170 mil empregos diretos e indiretos. Os consumidores, sobretudo os de baixa renda, dispõem de produtos duráveis, confiáveis e baratos, resultando daí sua grande aceitação.



Variedades de amianto
Existem dois tipos de amianto: o crisotila e o anfibólio. O crisotila é o único utilizado comercialmente no Brasil e também é conhecido como asbesto ou amianto branco. Ele apresenta uma estrutura fibrosa, flexível, fina e sedosa. É um mineral conhecido desde a antiguidade, mas foi a partir do século XIX que a fibra do amianto crisotila passou a ser usada em escala industrial, destacando-se como isolante térmico, de alta durabilidade, flexibilidade, e principalmente pela resistência quando misturado a outros materiais, como é o caso do cimento. O amianto crisotila é um dos mais de 30 diferentes variedades de rochas amiantíferas conhecidas no mundo. Por outro lado, é a única que tem permissão para ser etraída, beneficiada, transportada e transformada em produtos acabados. Todos os demais tipos de fibras amiantíferas são proibidos no Brasil e no mundo.
O amianto anfibólio é uma fibra dura, reta e pontiaguda. É facilmente encontrado na natureza e foi muito utilizado comercialmente até os anos 70, mas atualmente são proibidos, devido a seus efeitos sobre a saúde, já que suas fibras propagam mais facilmente no ar, são rígidas e eliminadas com dificuldade pelo sistema respiratório.


Consumo
No Brasil, a indústria consome162 mil toneladas anuais de amianto crisotila, das quais mais de 99,5% são empregadas na fabricação de telhas estruturais, telhas onduladas e caixas d’água de fibrocimento.
O mercado brasileiro, com 11 empresas, em sua maioria de médio e pequeno portes, e 15 fábricas em 08 Estados, é considerado um dos mais ativos do mundo, com um consumo anual superior a 160 milhões de metros quadrados em telhas. Cerca de 50% dos telhados brasileiros e 50% das caixas d´água residenciais são fabricados com fibrocimento de amianto crisotila. 


Crisotila made in Brazil
Quase a metade da produção nacional de amianto crisotila (em torno de 45%) é exportada para outros países. A exportação se dá pela SAMA S/A Minerações Associadas, responsável pela extração do mineral na Mina de Cana Brava, em Minaçu (GO).
Os principais destinos das exportações são:
  • Índia (36,55%)
  • Indonésia (21,78%)
  • Emirados Árabes (11,81%)
  • Tailândia (6,88%)
  • México (4,72%)
  • África do Sul (3,08%)

Postagens populares